Soldadinho do Araripe: Ícone do Cariri

A Chapada do Araripe é uma enorme formação geológica com 972 mil hectares distribuídos pelas divisas do Ceará, Pernambuco e Piauí. Praticamente todas as suas nascentes estão na região do Cariri, formada pelas cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A região metropolitana do Cariri fica localizada na parte cearense da chapada, que nos leva a notar a região economicamente desenvolvida.

O soldadinho-do-araripe vive uma situação crítica. É uma ave classificada como ameaçada de extinção, por ter seu habitat cercado de pressão por todos os lados, tendo hoje sua população com pouco mais de 800 indivíduos, dentre eles 177 casais. E ele mesmo assim tornou-se um ícone. Suas imagens estão em todos os municípios do Cariri.

A área em que o pássaro vive anda sofrendo cada vez mais pela expansão urbana e agrícola e pelos incêndios na mata causados pela estiagem. Fatores esses que estão pondo em risco a sobrevivência da espécie, que vive numa pequena àrea, pelas nascentes da Chapada do Araripe. O sucesso do pássaro ultrapassou a região e já é visto até em outros países, como a Índia.

De coloração branca, negra e vermelha o pássaro é uma verdadeira jóia e exclusiva da Chapada. Além de se alimentar e reproduzir na vegetação úmida que é considerada Mata Atlântica, ele costuma fazer seus ninhos sobre os córregos, banhando-se ao amanhecer e sempre no final das tardes. Descoberto em 1996 por cientistas ele sai do anonimato e atualmente simboliza toda a riqueza do Cariri. Sua imagem é vista em diversos eventos ambientais simbolizando a manutenção e conservação da qualidade de vida das pessoas.

O soldadinho-do-araripe hoje pede espaço para voar, respirar e reproduzir-se, sua espécie anda acorrentada ao crescimento urbano exacerbado, sua realidade precisa mudar em tempo hábil, sua área precisa ser protegida e preservada.

Comments (3)

  1. Pingback: Hóspedes internacionais no Hotel Encosta da Serra - Encosta da Serra

  2. Pingback: Pré-Lançamento do nosso Guia de Viagem Conheça o Cariri - Encosta da Serra

  3. Pingback: Chapada do Araripe – Um encanto natural | Encosta da Serra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *