O Turismo no Cariri Aliando-se a Sustentabilidade

O Cariri Cearense é um lugar privilegiado no que diz respeito a sua localização, pois situado no sul do Ceará, faz divisa com três estados: Piauí, Pernambuco e Paraíba. E têm em média uma distância de 700 Km referente às principais capitais nordestinas. Além de possuir em seu território atrativos naturais e culturais de imensa beleza e importância, o que o torna um polo de turismo ecológico e cultural é que além de seu clima, praticamente genuíno, ele tem entorno as suas belezas naturais da Chapada do Araripe e sua floresta nacional, sem falar da religiosidade e a fé ao Padre Cícero; com seus museus; seus sítios mitológicos e paleontológicos; seus projetos sociais; e uma rica culinária e artesanato.

sustentabilidadeO turismo se torna algo vocacional para nossa região devido tais atrativos tão diversificados. No entanto, há de ser praticada com consciência, tanto pelos agentes do desenvolvimento turístico quanto pelos turistas e populações visitantes. Somente assim poderemos pensar na possibilidade de que as próximas gerações venham a desfrutar dessas belezas naturais e artificiais hoje disponíveis.

Não dá pra negar, o ecoturismo é uma tendência muito forte na região e torna-se até assustador o modo como o mercado de esportes de aventura vem crescendo. A cada dia que passa novas modalidades surgem como novo produto e prática na região.

Mas vale lembrar que é de suma importância a prática da atividade turística com ênfase na cultura local, para só assim podermos despertar a nossa história, a nossa memória e identidade, valorizando nosso patrimônio material e imaterial.

Contudo, crescer responsavelmente o turismo na região, exige, antes de tudo o controle  ao aproveitar as riquezas que a natureza fornece, adequando isso aos negócios sem esquecer a importância da preservação.