O Nordeste se Destaca Como Polo de Energia Eólica

“No mês de outubro, a geração eólica nordestina atingiu a marca histórica”

Entenda como funciona as Turbinas Eólicas

Entenda como funciona as Turbinas Eólicas

A energia eólica (transformação da energia do vento em energia útil) está revolucionando o Nordeste brasileiro. No dia 12 de Outubro, a geração eólica aqui atingiu a marca histórica de 3.689 megawatts (MW) de potência, chegando a atender volta de 46% de toda a demanda regional.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeoólica) há 234 parques eólicos em todo o Nordeste, detendo assim 84% de toda a capacidade instalada em território nacional. Isso é bom para o pais, pois ajuda a equilibrar o fornecimento de eletricidade dos brasileiros.

A energia eólica que é gerada no Nordeste é dividida para todos os brasileiros. A Abeeólica estima que, em 2020, a fonte venha a representar 13% de toda produção energética nacional.

O governo deste ano promoveu o 22º leilão de energia nova, onde a fonte eólica atendeu 80% da demanda total. Isso significa mais de R$ 2 bilhões investidos no setor e 8 mil empregos. Além disso, significa que em 2018, a energia eólica abastecerá em média 1 milhão de lares brasileiros.

A natureza agradecerá por isso. Afinal, a questão energética aflige todos os países, onde a maioria deles utilizam carvão ou derivados do petróleo, aumentando dessa forma a emissão de gases de efeito estufa. Agora, o Brasil vem tendo destaque muito especial na energia eólica, o que é muito positivo.

Eolicas_cearaOs ventos no Nordeste, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) possuem características ideais para a atividade eólica, pois são unidirecionais e constantes por 80% do tempo, em velocidades superiores a 8m/s. Isso de deve as chapadas do sertão que não permitem que os ventos que incidem sobre o litoral sigam para o interior do país, dando destaque a região e principalmente ao Ceará.

Comments (1)

Comments are closed.