Novembro Azul – Mês de Falar Sobre a Prevenção do Câncer de Próstata

 

“Você sabia que 1 a cada 6 homens pode ter câncer de próstata durante sua vida? “

 

Untitled designO mês de Novembro foi escolhido para lembrar a importância de exames de prevenção ao Câncer de Próstata. Representada pelo tema da campanha Novembro Azul, ela tem como objetivo representar a conscientização, a prevenção e o combate ao câncer. Tal mês foi escolhido já que o dia mundial de combate ao câncer de próstata é comemorado no dia 17 de Novembro.

Nesse mês, há a apresentação de diversas ações pelo país, como atividades em estádios, palestras informativas e campanhas de saúde, além da presença de iluminação especial em referência ao Novembro Azul que está para os homens, assim como o Outubro Rosa está para as mulheres.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SUB), o Câncer de Próstata é ainda mais presente que o Câncer de Mama. O que justifica tal afirmativa, é que a maioria dos homens ainda se mostra bastante resistente quando o assunto é cuidar da saúde e , portanto, convencê-los de que a prevenção é o melhor para uma vida longa e melhor é um desafio que atravessa gerações.

Vale lembrar que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença nos primeiros estágios aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministerio da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, havendo exceções em caso de obesidade e histórico familiar da doença. Nestes casos, a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos de idade.

O movimento surgiu na Austrália, e hoje vários países adotaram a campanha Novembro Azul. Em muitos deles, representa mais do que uma simples campanha de conscientização. No Brasil, por exemplo, ela busca promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao urologista e a realização do exame de toque.