Os Festejos da Nossa Senhora da Penha à 244 anos na cidade do Crato.

Os festejos em homenagem a Nossa Senhora da Penha já são tradicionais à 244 anos na cidade do Crato. Contados quase dois séculos e meio de realização da festa está conta com especial importância pois além de instrumento de socialização, vem a divulgar a capacidade empreendedora e artística da cidade. No dia 22 é notável a apresentação de artistas da terra e grupos folclóricos.

Festejos para Nossa Senhora da Penha no Crato.

Festejos para Nossa Senhora da Penha no Crato.

A realização da festa vem ainda a contribuir com a preservação da cultura popular, como por exemplo com a preservação das cantigas de roda, lendas, histórias e mitos do Homem do Cariri. Sendo no 1º de Setembro o dia dedicado a padroeira a cidade segue em procissão com participação de mais de 30 mil fiéis. Esta devoção é antiga e segue junto a fundação da cidade.

São conhecidas pelos moradores da cidade várias lendas envolvendo Nossa Senhora da Penha e a história do Crato, a exemplo do mito da Penha na Pedra. Contam que a imagem da santa desaparecia misteriosamente da capela da Missão do Miranda e posteriormente aparecia em uma pedra distante da localidade. Esta foi a motivação para que o centro do povoado se transferisse do brejo do Miranda para onde hoje esta instalada a Igreja da Sé.

Muitos cratenses acabam por enfeitar as imagens que mantém em suas casas com flores e as expõem nas janelas acreditando que com o passar do andor da Santa esta poderá vir a abençoar suas residências e suas vidas, momento em que se presencia a fé do povo desta cidade.

O Crato encontra-se em festa e louvor a sua padroeira, a tradição mais uma vez se repete e tantos outros anos virão. É momento de agradecimento e fé. Por que toda Nossa Senhora chama-se Maria e é mãe de todos.

Comments (1)

  1. mayana

    Olá eu estava passeando pelo crato a 15 anos atrás 2001 e era a festa da coroação de Maria no final de maio foi tão linda a missa que não consigo esquecer era um cenário de um céu em frente à igreja da se na praça da Sé gostaria que se possível publicarem algumas fotos ou vídeo referente a essa missa foi marcante pra mim desde já agradeco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *