Geopark Araripe – O território caririense abre portas para prática do turismo sem abrir mão do seus valores científicos e patrimoniais

Geopark Araripe – Pouco se sabe sobre os primeiros habitantes, as suas culturas e línguas. O nome Kariri costuma ser genericamente dado a vários grupos nômades que passaram pela região e, consequentemente, o lugar passou a ser conhecido como Cariri.

Sendo um território extenso pertencentes de sítios de grande valor científico, patrimônios socioeconômico, cultural, histórico, ambiental e geológico de suma importância. O Cariri torna-se um atrativo para turistas de todo o mundo.
Algumas pessoas costumam ter o hábito de ir a lugares longes da área urbana para praticar esportes como rapel, bicicleta e escalada, já outras preferem apenas a caminhada pelas belas trilhas do Picoto, Belmonte, Serrano e Santo Sepulcro. Adquirindo diante destes, conhecimentos e experiências jamais esquecidas.

Na tentativa de conservar este patrimônio natural de singular beleza e importância, foi fundamental a criação do Geopark.
Ele tem como objetivo proteger e conservar os sítios de maior relevância, proporcionar à população local e aos visitantes oportunidades de conhecer e compreender os contextos científicos e culturais da região, intensificar relaçõefosseiss com atividades turísticas e econômicas além de incentivar um turismo de qualidade, entre outros fatores baseados na valorização e conservação do seu território.

Embora pareça ser um tipo de fiscalização, o Geopark tem como intuito, agregar a sustentabilidade ao meio ambiente, garantindo assim que o turismo não atinja ou influencie no futuro das próximas gerações.

Localizado no Ceará, essa região contém a principal jazida de fósseis cretáceos do Brasil. Incluindo a maior concentração de vestígios de pterossauros do mundo, com 20 tipos diferentes de insetos fossilizados, tendo idade superior a 110 milhões de anos, lém de fósseis preservados das primeiras plantas com flores, que demonstram as interações primitivas entre insetos e plantas.

Com tanta riqueza e beleza unida, fica impossível não atrair pessoas a fim de conhecer e descobrir um verdadeiro oásis em meio ao Sertão nordestino.

 

 

 

Comments (1)

  1. Pingback: Chapada do Araripe – Um encanto natural | Encosta da Serra

Comments are closed.