Crato: Referência no estado do Ceará

O município de Crato localiza-se a 560 km de Fortaleza e possui uma população de 121.462 habitantes, segundo o censo do IBGE realizado em 2010.

Por estar muito próxima a Chapada do Araripe, a cidade tem tido um grande crescimento econômico, com vistas às atividades ligadas ao ecoturismo, turismo de aventura, geoturismo e prática de esportes radicais. E ainda vale ressaltar que a cidade é um dos maiores produtores no Ceará de mel, amendoim e pequi.

Hoje, referência em tradição cultural, a cidade é palco de diversos grupos artísticos e folclóricos. Esses grupos se apresentam durante o ano em feiras e eventos como a Expocrato e a Mostra Sesc de Cultura.

A Expocrato é realizada no mês de julho e se destaca atualmente como a maior feira agropecuária do Estado do Ceará. Essa exposição reúne animais e equipamentos do agronegócio, produtos regionais, apresentações culturais e grandes shows. O tradicional evento completou 70 anos em 2015 e tem público estimado em 600 mil pessoas, durante os oito dias de festa.

Embora a Expocrato só inicie no mês de julho, Crato tem muito a oferecer. Abaixo estão alguns pontos turísticos da cidade:

Seminário São José
Museu Histórico e Museu de Arte Vicente Leite
Escritório Regional do DNPM (Antigo Museu de Fósseis)
Estação Ferrovia da RFFSA
Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Penha

Calendário de eventos:

Janeiro : Festa do Pequi

Março : Festa de São José

Junho:  Semana do Município
EXPROAF
  Festival de Quadrilhas

Julho : EXPOCRATO

Agosto e Setembro : Festa de Nossa Senhora da Penha

Novembro: Mostra SESC Cariri de Cultura

Dezembro: Berro Cariri