Chapada do Araripe é sem dúvida uma das belezas mais destacadas da natureza no interior do nordeste

Chapada do Araripe – Como estar na região do Cariri e não parar para admirar a beleza dessa muralha natural? Esse ambiente que mantém muitos animais silvestres, alguns deles em extinção como o Soldadinho do Araripe, é um divisor de fronteiras estaduais.

A muralha da Chapada do Araripe divide os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, e nesse terreno gigantesco cuidado pelo primeiro Geopark no Brasil, tem diversas fontes de água mineral graças a estrutura e composição de suas rochas que fazem vezes de uma esponja.

A diversidade de animais silvestres, principalmente das aves trazem turistas de todos os lugares do mundo. Nosso hotel já hospedou turistas que viajaram milhares de km em busca da oportunidade de conseguir visualizar por alguns segundos uma dessas aves.

Nossa Chapada do Araripe não é a única formação geológica no Brasil, ainda existem outras 4 desse tipo que são:

  • dos Veadeiros (Goiás);
  • das Mesas (Maranhão);
  • de Diamantina (Bahia);
  • dos Guimarães (Mato Grosso).

O que difere tais Chapadas são as diversidades da fauna e flora, além do clima de forma geral e como a sociedade interage com ela ao seu redor e dentro delas. Você já deve ter ouvido falar ou até visitado uma ou mais dessas Chapadas que são ícones do turismo ecológico brasileiro.

A Chapada do Araripe se diferencia das outras quatro por estar em uma região semi-árida, e a presença de água em seu entorno faz com que ela ganhe status de oásis. Nela foi criada a primeira floresta nacional do Brasil, em 1946. A Floresta Nacional do Araripe-Apodi, FLONA para os íntimos, possui  39.262,326 hectares e abrange parte das cidades de Barbalha, Crato, Jardim e Santana do Cariri.

Nesse lindo cartão postal da nossa região também acontecem diversas ações, eventos culturais e turismo ecológico. Mas um evento esportivo tem chamado a atenção nos últimos dois anos que é o Desafio da Chapada do Araripe. Uma corrida onde os atletas (a maioria amadores) correm 25km ou 50km e o percurso é praticamente todo dentro da Chapada.

Comments (1)

Comments are closed.